Dores nos joelhos nos dias frios

Quem nunca teve dor no joelho, que atire a primeira pedra. Difícil alguém nunca ter sofrido ao menos uma vez na vida com um incômodo nessa articulação tão importante do corpo. A dor no joelho é comum para todas as idades e existem várias causas para elas, seja por impacto, por trauma, desgaste ou alguma doença. Mas muita gente reclama que essas dores podem se intensificar no inverno.
Segundo o ortopedista Rodrigo Serikawa Medeiros, especialista em cirurgia do joelho do Instituto de Vídeo-artroscopia, Ortopedia e Traumatologia de Londrina (Ivot), duas razões podem explicar este aumento da dor nos dias frios: Uma delas é a alteração das propriedades físicas dos fluídos do corpo. “O líquido sinovial, que lubrifica as articulações como cotovelo, tornozelo e joelho, fica mais espesso nas temperaturas mais baixas e isso faz com que a movimentação da articulação fique comprometida”, explica o médico. “Só isso já é suficiente para dar uma dorzinha, mas se a pessoa tiver algum diagnóstico de doenças características do joelho, como artrose ou artrite, essas dores serão mais intensas”, completa.
Segundo Medeiros, há outra razão também para as dores. O corpo desenvolve mecanismos de defesa contra o frio e eles podem sobrecarregar os joelhos. “É comum nesta época do ano notarmos contrações musculares involuntárias, uma espécie de tremor, em vários grupos de músculos. Elas têm a função de gerar calor, também têm consequências, pois elevam a tensão da região contraída, gerando fadiga muscular e sobrecarga nos tendões, gerando, automaticamente, a dor.
Como forma de prevenção, o ortopedista recomenda a realização de atividades físicas regulares e específicas para os dias frios, o que vai otimizar o fluxo sanguíneo de diminuir os efeitos do clima gélido. Para quem está com dores, ele recomenda colocar uma bolsa de água quente na região.





